sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MEDICAÇÕES E CUIDADOS DE ENFERMAGEM (CEFTRIAXONA)




CEFTRIAXONA (antibiotico [sefalosporina -3ª geração])

ROCEFIN, AMPLOSPEC, BIOTERAL, CEFTRIAX, CEFTRIAXONA, CELLTRIAXON, GLICOCEF, TRIAXTON, TRIOXINA.

Ação: inibe a síntese da célula e causa instabilidade osmótica.

Uso: IM e IV. Nível sanguineo.

Indicação e Posologia

Tratamento das infecções por germes sensíveis a cetriaxona. Sepse, meningite, borreliose de Lyme disseminada. Infecções abdominais, ósseas e das articulações, da orofaringe, do nariz e do ouvido, da pele e de tecidos moles e dos tratos geniturinário e respiratório, IM ou IV (adultos): 1-2g, como dose única diária; infecções graves-4g/dia. IV (crianças): 20-80mg/kg. IV(recém nascidos): 20-50mg/kg.

Contra Indicações e Precauções

Hipersensibilidade a droga ou as outras cefalosporinas. Use cuidadosamente nos casos de disfunção hepática ou renal e em pacientes sensíveis a penicilina.

Reações Adversas

Dermatológicas: eritema maculopapular, rash, urticária.

Ex. Laboratoriais: elevação das enzimas hepática.

Gl: colite, náusea, vômito, diarréia, dor abdominal.

Hematológicas: leucopenia, eosinofilia.

Hepática: icterícia.

Locais: dor, abscesso, edema, flebite, tromboflebite.

Respiratória: dispnéia.

Outras: choque anafilático, febre.

SNC: cefaléia, desmaio.

Interações

Aminoglicosidios, diuréticos de alça e outras drogas nefrotoxicas; aumento da nefrotoxicidade.

Drogas bacteriostáticas: possível interferência com a ação bactericida de ceftriaxona.

Probenecida: aumento dos níveis séricos do antibiotico.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

ü A medicação deve ser administrada exatamente conforme recomendado e o tratamento não deve ser interrompido, sem o conhecimento do medico, ainda que o paciente alcance melhora.

ü No caso de gravidez (confirmada ou suspeita), ou, ainda, se a paciente estiver amamentando, o medico devera ser comunicado imediatamente. Recomenda-se cautela também nos casos de disfunção hepática ou renal, historia de doença Gl (principalmente colite) e em pacientes sensíveis a penicilina.

ü Informe ao paciente as reações das medicações adversas mais freqüentemente relacionadas ao uso da medicação e que, diante a ocorrência de qualquer uma delas, principalmente rash, como também aquelas incomuns ou intoleráveis, o medico devera ser comunicado imediatamente.

ü Recomende que o paciente informe ao médico o esquema de medicação anterior ao tratamento ou a cirurgia.

ü Pode causar desmaio. Recomende que o paciente evite dirigir e outras atividades que requerem estado de alerta, ate que a resposta a medicação seja conhecida.

ü Antes da administração: documente as indicações para o tratamento e os sintomas (inicio, localização, duração e características) e relacione as drogas prescritas e os resultados obtidos (os aminoglicosidios e a furosemida podem aumentar o risco de nefrotoxicidade ou ototoxicidade); e avalie: os antecedentes de hipersensibilidade a penicilina, as cefalosporinas ou aos outros antibióticos, disfunção hepática ou renal; os resultados das culturas e do antibiograma; durante a administração, avalie: as reações de hipersensibilidade.

ü Durante a terapia, monitore: as funções hepáticas ou renais; a coagulação sanguínea (a droga pode alterar o TP) e, na presença de sangramento, administre profilaticamente vitamina K (10mg/semana); e avalie: os sinais e sintomas de flebite e de tromboflebite.

ü Exames laboratoriais: dentre os pacientes que recebem cefalosporina, 40-75% apresentam resultados falso-positivo no leste de Coombs direto; nos testes com redução de cobre (Clinitest), a medicação pode produzir uma reação falso-positiva para glicose na urina.  

ü Interações medicamentosas: atenção durante o uso concomitante de outras drogas.

ü IM; administre profundamente no músculo glúteo; a estabilidade das soluções e variável de acordo com o diluente utilizado.

ü IV: não misture a droga com outros antibióticos; a estabilidade das soluções e variável de acordo com o diluente utilizado; as infusões por esta via devem conter concentrações de 10-40mf/ml; reconstitua 500mg em 4,8ml de água estéril; em seguida, dilua em 50-100ml de soro glicosado 5% ou solução salina norma; infunda alem de 30-60min.; mantenha o tratamento durante, pelo menos, 2 dias após o desaparecimento dos sintomas (duração normal; 4-14 dias, embora as infecções complicadas necessitem de terapia mais prolongada); no tratamento de infecções por Streptococus pyogenes, mantenha o tratamento durante, pelo menos, 10 dias.

ABREVIATURAS

IV: intravenoso

IM: intramuscular

Ex: exemplo

Gl: gastrintestinal

K: potássio

SNC: sistema nervoso central

TP: tempo de protrombina

GLOSSÁRIO
Lyme: A doença de Lyme é uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos, muito comum na América do Norte e na Europa.
REFERENCIAS

AME: Dicionário de administração de medicamentos na enfermagem. - 8. ED. Petrópolis, RJ: EPUB, 2011.

3 comentários:

  1. Quais os cuidados que a enfermagem deve prestar ao paciente para evitar flebites??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta medicação pode lesar as veias, então acredito que salinizar a veia antes e depois da infusão e correr lentamente seria um cuidado.

      Excluir
  2. porque que sempre que tomo antibiótico os meus dentes ficam sensíveis ?

    ResponderExcluir