quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

MEDICAÇÕES E OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM (AMPILICILINA)


Ampicilina

(antibiótico [penicilina semi-sintetica]

Ampilicilina, Amplacilina, Aplacin, Amplocilin, Binotal, Bipencil, Cilinon, Parenzyme Ampicilina, Uni Ampicilin.

Antibiótico semi-sintetico derivado do núcleo fundamental das penicilinas. O seu mecanismo de ação bactericida é igual ao das outras penicilinas. Inibe as funções metabólicas vitais para a membrana celular das bactérias, inibindo a síntese das mucopeptidases necessárias ao crescimento e a multiplicação bacteriana. Usada na forma anidra e triidratada.

Vias de uso: VO, IM, e IV. Nível sanguíneo: logo após a infusão: 2h (VO); eliminação: >1h.

Indicações: Tratamento das infecções de pele e dos tecidos moles, respiratórias e geniturinárias, otite media, sinusite, meningite, septicemia e na profilaxia da endocardite.


Contra Indicação e precauções
Hipersensibilidade. Use cuidadosamente em pacientes alérgicos a outras drogas.

Reações Adversas

Dermatológicas: edema maculopapular, urticária.

Gl: náuseas, vômito, diarréia, estomatite.

Hematológicas; anemia, trombocitopenia, eosinofilia, leucopenia.

Outras: choque anafilático.

Interações

Alopurinol: maior risco de eritema maculopapular.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

ü  Instrua o paciente a tomar a medicação conforme recomendado e não interromper o tratamento, sem o conhecimento do medico, ainda que melhore.

ü  A resposta terapêutica geralmente pode ser observada dentro de 3 dias, após o inicio do tratamento mas, diante a falta de resposta ou se não houver qualquer melhora da infecção, comunique imediatamente ao medico e realize testes de cultura para sensibilidade.

ü  Informe ao paciente as reações adversas mais frequentemente relacionadas ao uso da medicação e que, diante a ocorrência de qualquer uma delas, principalmente rash, febre e diarréia, como também aquelas incomuns ou intoleráveis, o médico devera ser comunicado imediatamente.

ü  Recomende ao paciente que evite o uso de qualquer outra medicação, sem o conhecimento do médico, durante a terapia.

ü  Antes da administração, avalie: os antecedentes de hipersensibilidade à droga (pacientes alérgicos a outras substancias também podem desenvolver reações à essa droga).

ü  Durante terapias prolongadas e de doses altas, monitore: debilidade e imunodepressão (principalmente em pacientes idosos).

ü  Interações medicamentosas: atenção durante o uso concomitante de outras drogas.

ü  VO: a medicação deve ser administrada durante as refeições; a medicação deve ser administrada 1h antes de outros antibióticos.

ü  IM ou IV: administre com soluções fisiológica (IM OU IV) ou glicosada 5% (IV); infunda em 15-30 min.; monitore os sinais de flebite; não misture com outras drogas; a medicação deve ser administrada 1h antes de outros antibióticos.

ABREVIATURAS

Gl: gastrintestinal
IV: intravenoso
IM: intramuscular
VO: via oral

REFERENCIAS

AME: Dicionário de administração de medicamentos na enfermagem. - 8. ED. Petrópolis, RJ: EPUB, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário