segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MEDICAÇOES E CUIDADOS DE ENFERMAGEM (LIDOCAÍNA SISTÊMICA E TÓPICA)




LIDOCAÍNA SISTÊMICA E TÓPICA (Antiarrítmico, Anestésico tópico)
CLORIDRATO DE LIDOCAÍNA 2%, DERMOMAX, LIDIAL, LIDOCABBOTT, LIDOCAÍNA, LIDOJET, LIDOSPRAY 10%, LIDOSTON, XYLESTESIN, XYLOCAÍNA, disponível também em associações.
Ação: Bloqueia reversivelmente a propagação do impulso ao longo das fibras nervosas.  Pode ter efeito similar em membranas excitáveis no cérebro e no miocárdio.
Uso: IM, IV e tópico. Inicio da ação: 90 seg; nível sanguíneo: 30-60 (IV gota a gota); eliminação: 10-20 min.
Indicação e Posologia
arritmia ventricular causada por IAM, manipulação cardíaca e taquicardia ventricular. IV (adultos):  50-100mg ()1-1, 5mg/kg); infusão, 25-50 mg/min. Pacientes idosos com peso < 50kg, ICC ou aqueles com doença Hepática devem receber a metade da dose. A infusão deve ser repetida em 3-5min, até que tenha cessado a arritmia ou o surgimento de reações adversa (dose total: 300mg/h). Simultaneamente, deve ter inicio infusão continua de 20-50mcg/kg/min. (1-4mg/min). Se for administrada dose única, infunda em 15-20 min, após o inicio da infusão continua, diminua o gotejamento até a metade. IV (crianças): 1mg/kg, seguido de 30mcg/kg/min.
Contra Indicação
Hipersensibilidade. Use cuidadosamente nos casos de bloqueios de 2º e 3º graus, bradicardia sinusal, ICC, disfunção renal ou hepática em pacientes idosos ou naqueles com peso < 50kg.
Reação Adversas
CV: arritmias (piora ou nova), hipotensão, bradicardia.
Locais: dor, edema.
Otorrinolaringológica: zumbido.
SNC: convulsão, confusão, tremor, letargia, sonolência, inquietação, fala lenta, euforia, depressão, cefaleia leve, parestesia.
Outras: choque anafilático, sensação de frio, diaforese.
Interações
Betabloqueadores e cimetidina: diminuição do metabolismo da lidocaína.
Fenitoína, propranolol e quinidina: potencialização do efeito depressor cardíaco.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM 
ü  A medicação deve ser administrada exatamente conforme recomendado e o tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico. Durante a administração, é indispensável o uso de monitor cardíaco.
ü  No caso de gravidez (confirmada ou suspeita) ou, ainda, se a paciente estiver amamentando, o médico deverá ser comunicado imediatamente. Recomenda-se cautela também nos casos de bloqueio de 2º e 3º graus, bradicardia sinusal, ICC, disfunção renal ou hepática e em pacientes idosos ou aqueles com peso < 50kg.
ü  Informe ao paciente as reações adversas mais frequentes relacionadas ao uso da medicação e na ocorrência de qualquer uma, principalmente as incomuns ou intoleráveis, o medico deverá ser consultado.
ü  Pode causar sonolência. Recomende que o paciente evite dirigir e outras atividades que requerem estado de alerta, até que a resposta á medicação seja conhecida.
ü  Durante a administração avalie: as reações adversas e, na presença de arritmias ou alterações ao ECG (alargamento do complexo do QRS ou prolongamento do intervalo PR), interrompa a infusão e comunique imediatamente ao médico.
ü  Superdosagem e Toxicidade: em muitos pacientes graves a convulsão pode ser o primeiro sinal de toxicidade; geralmente ocorrem reações como sonolência, confusão e parestesia; na presença de tontura suspenda o uso da medicação e comunique imediatamente ao médico.
ü  Interações medicamentosa: atenção durante o uso concomitante de outras drogas.
ü  IM: a droga deve ser administrada somente no músculo deltoide.
ü  IV: a administração por esta via requer monitorização cardíaca e o paciente deve ser observado durante todo o tempo; use bomba de infusão; infusão continua: mantenha prontamente disponíveis oxigênio e equipamentos de reanimação cardiorrespiratória pode levar a convulsão e como; administre oxigênio via cateter nasal, se não for contraindicado.

ABREVIATURAS 
GLOSSÁRIO

REFERENCIAS

ÁVILA, Luiz Carlos. AME-Dicionário de administração de medicamentos na enfermagem: 2009/2010. In: AME-Dicionário de administração de medicamentos na enfermagem: 2009/2010. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário