domingo, 14 de dezembro de 2014

INFECÇÃO RESPIRATÓRIA





Infecção respiratória

A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma doença que pode atingir indivíduos de todas as idades, mas que é mais comum nas crianças, nos idosos e nos imunossuprimidos.


Causas da infecção respiratória
 

As infecções respiratórias podem ser causadas por vírus, fungos ou bactérias gerando doenças como faringite, rinite, sinusite, rinossinusite, pneumonia e bronquiolite, por exemplo.

Em geral, vírus são responsáveis pelo resfriado comum e alguns tipos de pneumonia. Já as bactérias geralmente são responsáveis por infecções respiratórias mais graves e podem provocar sinusite ou pneumonia, e merecem um cuidado especial.

Sintomas da infecção respiratória
 

Os sintomas da infecção respiratória são:

·         Febre;

·         Tosse;

·         Mal estar;

·         Dor torácica;

·         Catarro;

·         Pode haver dor de ouvido;

·         Pode haver dor abdominal (principalmente nas crianças).

Diagnóstico da infecção respiratória
 

Para diagnosticar a infecção respiratória o médico deverá solicitar exames como: hemograma, raio-x de tórax, fazer a ausculta pulmonar e o teste do escarro para identificar o micro organismo que gerou a infecção e assim decidir pelo tratamento mais indicado.

Tratamento para infecção respiratória
 

O tratamento para a infecção respiratória é feito com a toma de antibióticos por 7, 10 ou 14 dias. Além disso, pode ser necessário analgésicos e antitérmicos.

Indivíduos internados no hospital podem necessitar de fisioterapia respiratória para fazer a retirada das secreções pulmonares e assim aliviar o desconforto que a doença provoca.

Infecção respiratória infantil

De acordo com a Organização mundial de saúde (OMS), a desnutrição infantil, o baixo peso ao nascer, a falta de amamentação materna e a poluição do ar são alguns fatores que aumentam as chances de uma criança desenvolver infecções respiratórias e cerca de 90% delas é de origem viral e podem ser facilmente controladas com a toma de medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário